Não há escolha mais difícil para um jovem do que qual profissão seguir. Uma escolha errada e a chance de você trabalhar com algo que vai te frustrar e te aborrecer todos os dias está concretizada. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
Mas essa escolha pode ser tão divertida e empolgante quanto assistir a sua série favorita na televisão.
Isso mesmo, filmes e séries também podem ser ótimas fontes de pesquisa sobre carreiras e profissões, fornecendo detalhes importantes sobre o dia a dia e as tarefas. Confira algumas opções e boa série, ou melhor, boa escolha!
Grey’s Anatomy e a rotina médica
Salvar vidas, cuidar de pessoas… não é à toa que a profissão de médico ocupe a preferência de grande parte dos estudantes em todo mundo e seja constantemente retratada em filmes, livros, novelas e séries de televisão!
Lançada em 2005, Grey’s Anatomy retrata a vida da Dra. Meredith Grey e de seus colegas. A série faz sucesso justamente por conseguir mostrar de forma realista o dia a dia de médicos e residentes em um hospital.
A cada episódio, é possível ver as decisões, as tarefas e as tensões que um médico precisa lidar e as consequências de suas escolhas tanto em sua vida pessoal quanto profissional.
Santa Clarita Diet e a vida de um corretor de imóveis
Se você leva jeito para negociar, gosta de conversar com as pessoas e prefere uma carreira administrativa, uma boa alternativa é se transformar em corretor de imóveis – uma profissão bastante retratada em filmes e séries de televisão.
Santa Clarita Diet, por exemplo, foi lançada pela Netflix em 2017 e retrata a vida dos corretores de imóveis Sheila e Joel Hammond na cidade de Santa Clarita, nos Estados Unidos. Contudo, a vida do casal muda quando ela se transforma em… zumbi!
A história é surreal, mas é possível ter uma noção da rotina e das tarefas de um corretor de imóveis, como a negociação com clientes e a busca por bons negócios mesmo não estando em seus melhores dias (ou até mesmo morta, como no caso da Sheila)
The Newsroom e os bastidores da notícia
O seu interesse é seguir uma profissão que fuja da rotina? Uma boa dica é tornar-se um jornalista. O profissional precisa buscar notícias e trazer as melhores histórias para seu público – algo exibido de forma bem realista na série The Newsroom.
Exibida originalmente entre 2012 e 2014, a série mostra o trabalho desenvolvido pelo apresentador Will McAvoy e sua equipe para colocar no ar diariamente o programa News Night.
Mais do que ler as notícias em frente a uma câmera, The Newsroom mostra que o trabalho de um jornalista vai muito além do que é exibido na televisão. Na verdade, é atrás das câmeras que o profissional exerce a sua função com todas as pressões do dia a dia.
Girlboss e como empreender na indústria da moda
Você acha que não leva jeito para cumprir horários e seguir ordens de patrões? Uma boa série para quem quer empreender é Girlboss, lançada em 2017 e que retrata a vida de Sophia Amoruso, uma jovem sem emprego e que começou a vender roupas pela internet.
Em apenas uma temporada, a série mostra as dificuldades de abrir uma empresa e as novas habilidades que a pessoa precisa aprender, como técnicas de gestão e finanças. Não é fácil, mas é uma boa aposta para quem tem uma grande ideia de negócio próprio.
How to Get Away with Murder e os dilemas da advocacia
Além de medicina, outra carreira clássica que atrai estudantes e espectadores é a área de Direito, mais especificamente a advocacia. Quem nunca imaginou defender e atuar em grandes casos que mobilizam a opinião pública?
É essa a história que movimenta How to Get Away with Murder, série lançada em 2014. Ela retrata a vida da advogada criminal e professora universitária Annalise Keating e seus alunos, que se envolvem em uma trama de assassinatos.
Graças ao enredo, a série é bem didática ao expor os deveres e tarefas de um advogado na condução de um caso e os dilemas envolvidos na relação com o cliente.
La Casa de Papel e os riscos da rotina policial
Há também aqueles que gostam de viver riscos, se aventurar em causas nobres e possuem grande senso de justiça. São essas pessoas que têm a vocação para se tornarem grandes policiais e garantir que as leis sejam cumpridas na sociedade.
Mas ser policial exige inteligência e sangue frio, como demonstra a série La Casa de Papel, lançada em 2017 e de grande sucesso internacional. A história gira em torno de uma grupo de pessoas que planeja um assalto à Casa da Moeda.
Aos policiais resta apenas tentar impedir esse crime. Mais do que as cenas de ação, é na investigação, pesquisa e, principalmente, na força psicológica que os profissionais evitam as armadilhas e tentar prender os bandidos.
Mad Men e a influência da publicidade
Por fim, se a criatividade for a sua marca, o ideal é seguir na área de publicidade. Um bom publicitário é o responsável pela marca de grandes empresas, impactando a vida de milhões de pessoas – justamente o roteiro de Mad Men.
Ambientada nos anos 60, ela mostra o dia a dia de uma agência de publicidade em um período de grandes transformações sociais: desde o planejamento estratégico até a parte a parte prática da profissão, como criar logotipos que impactam o público e refletem essas ideias.
Muito mais que entretenimento, todas essas séries podem servir como um guia de inspiração para aqueles que ainda não sabem exatamente qual profissão seguir, ou, ainda para os curiosos amantes das profissões.
[/read]
INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Veja também
Trabalho em casa é uma tendência?
Como as realidades virtual e aumentada impactarão os ambientes de trabalho
Veja 5 dicas para uma carreira bem sucedida