Carnaval significa rodoviárias e aeroportos sempre cheios, com isso os roubos e furtos aumentam. Seguem algumas dicas do Grupo GR de como se proteger e evitar algum problema ou dor de cabeça durante o feriado.
– Normalmente as malas são muitas, então, não as perca de vista nem por um minuto.
– Cuidado com homens ou mulheres que se aproximam para fazer perguntas ou auxiliar para tirar fotos em família. O ato pode ter como objetivo apenas provocar sua distração e realizar o roubo de objetos. Fale sem deixar de vigiar sua bagagem.
– Procure trocar o dinheiro antes e somente em casas de câmbio ou bancos autorizados e, se possível, não o faça nas rodoviárias ou aeroportos.
– Utilize somente os táxis credenciados ou algum serviço via aplicativo pelo celular (Uber, Cabify, 99, etc)
– Não exiba grandes quantidades de dinheiro, tablets, relógio ou joias, pois despertam a atenção e o interesse dos ladrões.
– Evite carregar passaporte e cheques de viagem na mão e em caso de extravio comunique imediatamente a polícia.
– Use etiquetas grandes e/ou coloridas que permitam a fácil identificação de suas malas nas esteiras ou balcões de entrega, evitando assim a perda dos seus pertences ou lhe traga facilidade para identificá-los, caso tenha perdido.
– Não se descuide das bagagens de mão fique sempre atento.
– Não deixe a bolsa, carteira ou pacotes em locais abertos ao público sem ficar de olho.
– Ao parar para comer ou beber nunca fique de costas para seus pertences.
– Não entre em lojas muito cheias, procure fazer compras em horário de menor movimento, isso vale também para ida ao banco.
– Em ônibus com poucos passageiros prefira ficar próximo ao motorista ou ao cobrador.
– Se estiver com crianças fique SEMPRE alerta. Elas costumam ficar impacientes enquanto esperam e qualquer descuido podem sair correndo e se perder.
– Se um desconhecido lhe pedir para tomar conta de sua mala enquanto vai ao banco, por exemplo, recuse. Nunca carregue ou vigie pertences de desconhecidos – você não sabe o que ele está carregando, e não são poucos os exemplos de tráfico de animais ou drogas nestas situações.