Abrir uma empresa e ser dono do próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. Para alguns, significa a libertação de uma rotina em um emprego que não agrada mais, para outros, é a oportunidade de colocar em prática as habilidades.
Claro que, o primeiro passo para ter sucesso nesta empreitada é inovar no mercado. Você pode trazer um produto que já existe, mas precisa convencer os consumidores de que vale a pena comprar com a sua empresa, mesmo ela sendo nova. Se você tem o sonho de abrir seu primeiro negócio, veja dicas para realizá-lo.
Saiba quanto pode investir
Uma empresa não nasce sem um investimento, mesmo que pequeno. Por mais que você não tenha em seus planos o objetivo de abrir uma sede física, saiba que vai ter gastos para dar início ao seu sonho.
Assim, coloque no papel o quanto poderá investir em sua empresa. Por mais que seja pouco dinheiro, saiba que é possível, sim, abrir um negócio. Além de considerar o que você poupou, veja se existe a chance de obter um empréstimo com o banco.
Descobriu qual é o valor máximo que pode ser aplicado na empresa? Anote esta informação e veja se é realmente o momento de iniciá-la.
Conheça o ramo em que deseja atuar
Qual é a sua ideia? Você vai vender doces e bolos? Trabalhará com serviços de marketing digital? Veja que as duas ideias são diferentes: uma envolve um produto e a outra um serviço.
Depois que definir o que quer vender, comece a pesquisar mais para inovar no mercado. Como está o mercado de alimentos ou serviços de marketing? Há demanda para um produto específico?
Tente responder o máximo de perguntas e tirar todas as dúvidas sobre o segmento escolhido.
Faça uma pesquisa de mercado
Já conheceu melhor como funciona o mercado em que você deseja atuar? Agora, é hora de saber as expectativas do seu público-alvo. A pesquisa de mercado visa entender a aceitação de um produto ou serviço.
Além disso, é a oportunidade que você tem de saber o que pode trazer de diferente. Imagine que sua ideia é abrir um salão de beleza no seu bairro. Você pode entrevistar os moradores da região. Feito isso, nas pesquisas, você observa que os homens gostariam de encontrar serviços para eles em um salão da região.
Aí está uma oportunidade de negócio que pode ser abraçada. Além do público feminino, você pode pensar no que seria interessante trazer para os homens que frequentarão seu salão.
Estude seus concorrentes
Quem são seus principais concorrentes? Aqui, você precisa conhecer os diretos e os indiretos. Os primeiros são aqueles têm uma empresa que trabalha exatamente com os mesmos produtos e serviços que você, muitas vezes, atendendo a mesma região.
Os indiretos podem ser empresas que oferecem um dos seus produtos ou serviços, incluindo negócios maiores, que têm um foco diferenciado. Sabendo quais são os concorrentes, é hora de entender como eles trabalham para conquistar o público: o que funciona, o que não funciona e o que pode ser melhorado.
Tenha um plano de negócios
O plano de negócios vai ajudar você a entender se sua empresa seria viável ou não, e se este é o momento certo de investir nela. Nada mais é do que um planejamento que vai englobar muito das dicas anteriores.
É como se sua empresa fosse construída primeiro no papel, para depois virar realidade. Pode ser necessário mudar algumas coisas, mas não tenha medo de fazê-lo.
O principal objetivo é entender para onde você vai e onde quer chegar ao abrir a sua empresa. Essas cinco dicas vão ser muito úteis para quem se sente pronto para realizar o sonho de ser dono do próprio negócio. Então, pode segui-las sem medo.