Muito se fala em ter sucesso na carreira, ser reconhecido por seu trabalho e desempenho dentro da organização, ter um plano de carreira e ser bem remunerado por isso. Mas afinal, como ter uma carreira bem sucedida? [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]
“Sucesso profissional não se alcança da noite para o dia, é preciso um planejamento estruturado e sólido de carreira para se chegar ao tão cobiçado topo.” Explica Michele Souza, que é Coach de Carreira, Consultora em RH.
Com isso, a especialista listou 05 dicas essenciais, que ajudarão você a subir degraus na sua profissão. Veja:
Esteja alinhado a cultura organizacional da empresa
A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. A essência da cultura de uma empresa é expressada pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e colaboradores, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por sua equipe em relação à empresa.
Quando um profissional está engajado com a cultura da empresa, maiores são as chances de desenvolvimento de carreira dentro da mesma.
Tenha clareza dos seus objetivos
Saber aonde quer chegar e qual caminho seguir profissionalmente é essencial, trace objetivos concretos e detalhados, alinhados com suas metas em curto, médio e longo prazo. Especifique, mensure e dê prazo aos seus objetivos, assim, seu engajamento e sua conquista serão ainda maiores.
Observe se a empresa que você atua ou pretende atuar tem um plano de carreira compatível com seus desejos, isso também é muito importante.
Tenha foco em resultados
Organizações que visam lucro, certamente buscam uma equipe que lhe proporcione resultados positivos e concretos. Esse é um dos focos de um profissional que almeja uma carreira bem sucedida precisa ter.
Estar alinhado com os objetivos e metas da empresa são de grande importância para que a comunicação esteja alinhada e seus resultados sejam alcançados de maneira organizada e crescente. Dessa maneira, você ganhará destaque e suas chances de crescimento aumentam.
Ame o que você faz
Quando atuamos em uma profissão que amamos, tudo se torna mais leve e fácil de ser administrado, além da satisfação profissional, ganhamos também satisfação pessoal e motivação para alcançar sempre mais e ter garra para ser bem sucedido na carreira.
Ter autoconhecimento é fundamental para saber quais são seus valores, pontos fortes, pontos limitantes, o que você gosta e o que não gosta de fazer, quais são seus fatores motivadores e o que pode te frustrar na carreira. Assim, você estará alinhado com o que ama fazer e seu desenvolvimento será garantido.
Invista em desenvolvimento contínuo
Estar sempre atualizado e em desenvolvimento também é um grande diferencial para um profissional. Estar atento às novas tendências é também estar um passo a frente dos demais profissionais que, assim como você, podem almejar o mesmo crescimento.
Busque cursos, palestras, treinamentos, processos de coaching e outros meios para que esteja sempre na vanguarda e tenha um diferencial que agregue à sua carreira e também à organização em que você atua.
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