Redação
Estudo do Gartner mostra que mercados emergentes foram grandes impulsionadores. Apple é líder na China
O Gartner, instituto de pesquisa e consultoria global em TI, anuncia que as vendas mundiais de smartphones aos usuários finais atingiram 336 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2015, um aumento de 19,3%. Essas e outras informações serão apresentadas durante a Conferência Gartner Business Intelligence, Analytics & Information Management, que acontece em São Paulo no mês de junho.
Esse acréscimo foi liderado pela grande venda de smartphones nos mercados emergentes (excluindo a China). As regiões com crescimento mais rápido foram: Ásia/Pacífico, Europa Oriental, Oriente Médio e África do Norte. Com o alto desempenho dessas regiões, os mercados emergentes alcançaram um aumento de 40% nas vendas durante o primeiro trimestre de 2015.
Durante este trimestre, as marcas locais e os vendedores chineses apareceram como os principais vencedores nos mercados emergentes. Esses fornecedores registraram crescimento médio de 73% nas vendas de smartphones e viram suas cotas combinadas saltarem de 38% para 47% durante o primeiro trimestre de 2015, afirma Anshul Gupta, diretor de Pesquisas do Gartner.
A Apple continuou apresentando ótimo desempenho no trimestre, particularmente na China. As vendas de iPhones aumentaram 72,5% no primeiro trimestre de 2015, tornando a Apple a marca líder de vendas de smartphones na China pela primeira vez logo à frente da Xiaomi. A China também se tornou o mercado de maior volume da Apple, à frente da América do Norte, por conta das vendas realizadas durante o primeiro trimestre do ano.
A extensão da Apple para mais mercados asiáticos ajudou a diminuir a distância com a Samsung mundialmente. No mesmo período do ano anterior, havia uma diferença de mais de 40 milhões de unidades com a Samsung. Essa diferença foi reduzida pela metade, em um ano, para apenas 20 milhões de unidades, afirma Gupta.
Entre os cinco principais vendedores de smartphones no mundo, a Samsung continuou com redução em vendas e ações durante o primeiro trimestre de 2015. Apesar de um primeiro trimestre mundialmente fraco, o desempenho da Samsung voltou a crescer trimestre a trimestre, com um aumento de 11% a partir do quarto trimestre de 2014, afirma o analista.
No mercado de sistemas operacionais (SO) de smartphones, as ações do Android caíram 1,9%, enquanto o iOS cresceu ano após ano pelo terceiro trimestre consecutivo. As principais vendas de iPhones na China durante o primeiro trimestre de 2015 tiveram um impacto no desempenho do Android. Os volumes de Android caíram 4% ano após ano na China pela primeira vez, afirma Roberta Cozza, diretora de Pesquisas do Gartner.