A operadora de telefonia móvel americana, Verizon, confirmou a compra da pioneira da internet, Yahoo, por US$ 4,9 bilhões. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira, 25 de julho, e já era esperado desde a semana passada.
O fim de uma das pioneiras da internet e que conduziu o comportamento de internautas por duas décadas foi marcado por uma verdadeira agonia e reviravoltas dignas de uma novela. Vários compradores potenciais se apresentaram nos últimos meses, mas foram desistindo após divulgações de balanços negativos da empresa de internet e vazamentos de informações que fizeram os preços das ações variarem acima do normal.
A Verizon comprará todo o negócio de internet do Yahoo. As patentes estão fora desse acordo de hoje. O objetivo da operadora é unir a nova aquisição à America On Line (AOL), comprada em 2015 por US$ 4,4 bilhões. Com isso, espera criar uma terceira opção de anúncios e conteúdo on line e competir diretamente, em igualdade de forças, com Google e Facebook.
“A aquisição da Yahoo vai colocar Verizon em uma posição altamente competitiva como um top empresa global de mídia móvel, e ajudar a acelerar o nosso fluxo de receita em publicidade digital ”, disse o CEO da Verizon, Lowell McAdam, ao divulgar o negócio. Quem cuidará do novo braço fortalecido de internet, conteúdo e publicidade digital na corporação é o vice-presidente Marni Walden.
Força on line
A plataforma de anúncios do Yahoo é parte mais preciosa no negócio. Mas a pioneira da internet ainda trará fortes participações em conteúdo on line, como é o caso do Yahoo Sports, Yahoo Finance e Tumblr, o serviço de blogs que adquiriu em 2013 por US $ 1,1 bilhões. Com suas várias atuações on line, o Yahoo tem cerca de 1 bilhão de usuários mensais.
O namoro da Verizon com o Yahoo vem de meses. A crise com os acionistas enfrentadas pela CEO da empresa de internet, Marissa Mayer, fez a operadora se interessar pelo negócio já em dezembro de 2015. A executiva teve uma administração conturbada. Conseguiu realizar várias compras interessantes e fortaleceu o negócio de publicidade. Mas a empresa vinha perdendo valor em outros negócios e mesmo os anúncios on line tinham expectativa de perder mercado ao longo dos próximos anos, com o acirramento da concorrência.
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