Home CORPORATE Carreira Visto de nômade digital: o que é e como conseguir esse documento

Visto de nômade digital: o que é e como conseguir esse documento

Entenda o que é e como conseguir um visto de nômade digital. Confira o conteúdo a seguir e saiba tudo!

Entenda o que é e como conseguir um visto de nômade digital. Confira o conteúdo a seguir e saiba tudo!

Você já ouviu falar no visto de nômade digital? Essa é uma nova modalidade de visto que vem surgindo nos mais diversos países graças às facilidades e oportunidades que a internet e as novas tecnologias têm criado.

Porém, para obter esse visto, primeiro é preciso entender como ele funciona e saber o que é um nômade digital para verificar se você se encaixa nessa modalidade.

Confira as informações a seguir e saiba tudo sobre esse assunto que está tão em alta!

O que é um nômade digital?

Nômade digital é um profissional que trabalha remotamente enquanto faz viagens por diversos países. Em geral, profissões ligadas às áreas tecnológicas possibilitam esse tipo de atuação, como pessoas que trabalham com marketing digital, por exemplo.

Assim, como a pessoa necessita apenas de um computador e de acesso à internet para executar suas atividades, ela consegue fazer isso em qualquer lugar do mundo e pode conhecer novos lugares, costumes e culturas.



Como funciona o visto de nômade digital?

Diante da demanda que tem surgido nos últimos anos, os países criaram o chamado visto de nômade digital. Por meio dele, os lugares atraem mais visitantes e facilitam a entrada de quem viaja e trabalha ao mesmo tempo.

Nesse sentido, esse visto tem regras assim como os outros, e concede uma autorização de permanência no país por um termo determinado.

Quais são os países que aceitam esse tipo de visto?

Apesar de ser algo cada vez mais solicitado pelos nômades digitais, não são todos os países que têm esse visto disponível. Afinal, isso ainda é algo recente que precisa ser inserido nas legislações e regras dos países.

No entanto, alguns dos países que fornecem e aceitam esse tipo de visto atualmente são:

  • Alemanha: oferece o visto Freiberufler de nômade digital, que inclusive vale para profissionais que são freelancers.
  • Portugal: possibilita visto de curto ou longo prazo, sendo necessário comprovar renda superior a 4 salários mínimos vigentes no país.
  • Grécia: visto com duração máxima de 1 ano.
  • Austrália (visto com duração de 1 ano e com possibilidade de estender o prazo.
  • Tailândia: prazo de 1 ano.
  • Argentina
  • Itália
  • México: prazo de até 1 ano e com possibilidade de ser estendido para até 4 anos.

O que é preciso fazer para conseguir o visto de nômade digital?

As exigências para conseguir o visto de nômade digital podem ser diferentes dependendo do país. Em geral, cada local solicita sua própria lista de documentos e exige que o interessado cumpra com os requisitos estabelecidos pelas regras internas do país.

Porém, alguns requisitos que costumam ser comuns a todos os lugares são:

  • Formulário de solicitação;
  • Comprovação de trabalho remoto ou freelancer;
  • Comprovação de renda;
  • Passaporte válido;
  • Documentos traduzidos para o idioma do país.

Assim, quem tem interesse em solicitar essa modalidade de visto precisa verificar os requisitos na embaixada correspondente a cada país para conseguir obter todos os detalhes corretamente.

Como traduzir os documentos?

Os documentos que precisarem ser traduzidos para o idioma oficial do país de destino precisam de tradução juramentada, como os comprovantes de trabalho e de renda, por exemplo.

Essa modalidade de tradução é a que permite que um documento feito em outro idioma tenha validade legal em um país estrangeiro que fale outra língua. Isso porque, na tradução juramentada, o tradutor pode atestar fé pública ao documento, o que assegura a sua autenticidade.

Para tanto, o ideal é contratar uma agência especializada em tradução, como a Nexus Traduções, que tem profissionais habilitados e qualificados para esse tipo de tradução. Afinal, esse serviço não pode ser realizado por qualquer tradutor, apenas por tradutores juramentados.

Portanto, conte com o apoio de uma empresa de tradução quando estiver reunindo a documentação necessária para dar entrada no seu visto de nômade digital. Navegue pelo site da Nexus Traduções e peça um orçamento!



Previous articleEmpresas abraçam a comunidade LGBTQIAP+ e buscam aumentar a diversidade
Next articleGraco desenvolve medidor elétrico de proporção variável para materiais compostos de dois componentes
Diretor de Conteúdo do Portal Vida Moderna