Home Cultura Web Stories pode ser material estratégico para ações de marketing digital

Web Stories pode ser material estratégico para ações de marketing digital

O Web Stories ou Google Web Stories é um formato de conteúdo interativo, na vertical, desenvolvido para o Google. A ferramenta foi desenvolvida especialmente para dispositivos móveis e une interatividade, estratégias de SEO e imagens no estilo carrossel. 

Apesar de ter ganhado destaque nos últimos anos e ter se tornado uma tendência no marketing digital, o Web Stories não é uma novidade. 

A ferramenta surgiu em 2018 com o nome AMP Stories do Google, com foco em ser um novo formato de publicar histórias com imagens, vídeos curtos e outros recursos similares aos do Snapchat e dos Stories do Instagram. Em 2020, a ferramenta passou por um rebranding e passou a se chamar Web Stories 

Atualmente, o Web Stories pode ser visualizado em três diferentes canais no Google, que são: Google Discover, Google Imagens e ferramenta de busca.



Por que utilizar o Web Stories nas estratégias de cuidados para a vida?

Em estratégias de cuidados para a vida, não é permitida a indexação e ranqueamento de páginas que divulguem medicamentos ou que possam induzir o uso do paciente sem prescrição. Então, como e por que usar o Web Stories no marketing digital para falar com profissionais de saúde? 

Em páginas e portais fechados, o Web Stories pode aumentar o engajamento do usuário, tempo de retenção e de visitas, já que o conteúdo melhora a usabilidade pela facilidade com a qual as informações são apresentadas. 

Além disso, também é possível criar gatilhos de interação que agucem a curiosidade do público, incentivando o clique para que a leitura continue dentro de um link no próprio site ou direcione a um novo espaço, como um blog da marca.

Quando voltado ao público em geral, a ideia é a mesma. O que muda é o direcionamento do conteúdo, que pode ser indexado, aumentando as chances de ranqueamento no Google e tráfego para novos espaços de mídia. 

Outras vantagens do Web Stories

  • Linkagem externa: o conteúdo é indexado pelo Google que o ranqueia, exibindo junto aos resultados de busca orgânica. Além disso, a parceria para linkbuilding é muito mais estratégica para esse formato, já que jamais expira;
  • Mensuração mais detalhada: a análise dos resultados pode ser feita diretamente pelo Google Analytics, sendo muito mais efetiva e completa por permitir acompanhar diferentes métricas, como origem de acesso e tempo de permanência;
  • Formato responsivo: por ser desenvolvido junto à plataforma Accelerated Mobile Pages (AMP), o conteúdo se adapta a qualquer dispositivo móvel, sendo 100% responsivo. 

No mercado digital, diversas empresas já incluíram o Web Stories em suas estratégias de marketing e vendas.

Web Stories pode ser material estratégico para ações de marketing digitalWeb Stories pode ser material estratégico para ações de marketing digitalWeb Stories pode ser material estratégico para ações de marketing digitalWeb Stories pode ser material estratégico para ações de marketing digitalWeb Stories pode ser material estratégico para ações de marketing digitalWeb Stories pode ser material estratégico para ações de marketing digitalWeb Stories pode ser material estratégico para ações de marketing digitalWeb Stories pode ser material estratégico para ações de marketing digitalWeb Stories pode ser material estratégico para ações de marketing digitalWeb Stories pode ser material estratégico para ações de marketing digitalWeb Stories pode ser material estratégico para ações de marketing digitalWeb Stories pode ser material estratégico para ações de marketing digitalWeb Stories pode ser material estratégico para ações de marketing digital



Previous articleQual é a relação entre uma rede de apoio segura e um intercâmbio de sucesso?
Next articleMegaCities Short Docs: festival de causas urbanas sustentáveis chega ao Brasil
Colaborador Vida Moderna até Outubro de 2022