Home CORPORATE CLOUD Whatsapp, mobilidade e cloud crescem nas empresas. Serviço de voz cai

Whatsapp, mobilidade e cloud crescem nas empresas. Serviço de voz cai

As empresas brasileiras estão adotando novos modelos de infraestrutura de acesso e internet para impulsionar negócios, mostra levantamento da Embratel, em conjunto com o site Teleco. A pesquisa avaliou a adoção de dispositivos de transmissão de Dados, Internet, Voz e Mobilidade pelas companhias brasileiras, bem como suas estruturas de Telecom e de TI. Os dados indicam que 69% das empresas usam serviços de voz como o canal de comunicação mais usado com os funcionários, 59% para falar com fornecedores e 56% para relacionamento com seus clientes. “Identificamos uma queda significativa no uso de www.voit.com.br/whatsapp-mobilidade-e-cloud-crescem-nas-empresas-servicos-de-voz-cai/2/, que registrou 80% na primeira onda. Apesar disso, a comunicação por voz ainda é predominante”, diz diz Marcello Miguel, Diretor Executivo da Embratel.

De acordo com o levantamento, a estabilização da base de clientes de telefonia fixa e móvel no Brasil confirma a tendência desses números, estimulados com a criação de planos cada vez mais diferenciados. O uso de e-mails como ferramenta de colaboração é indicado por 92% das companhias que utilizam mensagens. O SMS, mesmo estando pressionado pelos serviços de OTTs (provedores Over The Top, que fornecem o serviço utilizando a Internet), é o segundo colocado, sendo o canal preferido por 58% dos entrevistados. O WhatsApp aparece em destaque na pesquisa com 55%, o que comprova seu crescente uso para comunicação profissional.

Os serviços de Cloud Computing cresceram de 8% para 17% das empresas pesquisadas. O uso se dá principalmente em aplicações de segurança, e-mail, armazenamento e backup. A análise do resultado mostra que o mercado ultrapassou a fase de conhecimento e começou a aderir à nova tecnologia.

A mobilidade foi destacada no levantamento. Com o aumento do uso de dispositivos móveis – como tabletes e celulares -, as empresas estão tendo que aderir ao movimento BYOD (Bring Your Own Device), que permite que os funcionários levem para o ambiente de trabalho seus equipamentos pessoais. A pesquisa aponta que 59% dos entrevistados já permitem esse uso. Por conta disso, acredita-se que o comportamento também…[MAIS]



1
2
Previous articleStartup brasileira quer ajuda para produzir veículo elétrico colaborativo
Next articleCarlos Eduardo Mazon é nomeado COO da Capgemini no Brasil