São Paulo, SP 15/1/2021 – Cursos on-line podem ser uma solução tanto para as empresas que têm dificuldade de preencher as vagas, quanto para quem busca ingressar no setor de tecnologia.De acordo com estudo, 71% dos brasileiros estão mais interessados em aprendizado e treinamento on-line desde o início do isolamento social
O mercado de tecnologia segue aquecido mesmo durante a pandemia. De acordo com o Banco Nacional de Empregos (BNE) entre janeiro e setembro de 2019 havia 8.049 vagas abertas no país, este ano o número subiu para 12.682, um aumento de 63%. O setor é um dos que mais possuem vagas disponíveis, um contraste em relação aos números de mais de 14,1 milhões de desempregados no Brasil, segundo dados do IBGE.
O aumento das vagas pode ser explicado pela crescente adoção de tecnologia pelas empresas, principalmente durante a pandemia. “As empresas estão acelerando a transformação digital em suas operações, o que tem demandado mais profissionais para operar as soluções adotadas. O mundo cada vez mais digital já exigia esse movimento, com a pandemia e o isolamento social, que forçou uma migração mais forte para o digital, as companhias precisaram acelerar a mudança e investir mais em tecnologia e em pessoas”, explica Fabio Costa, general manager da Salesforce para o Brasil.
Esse grande número de posições abertas indica o desafio das empresas em encontrar candidatos com as habilidades necessárias para preenchê-las. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) o Brasil tem um déficit de 24 mil profissionais de tecnologia por ano.
Nesse contexto, os cursos on-line podem ser uma solução tanto para as empresas que têm dificuldade de preencher as vagas, quanto para quem busca ingressar no setor de tecnologia. Hoje em dia é possível encontrar diversos cursos, plataformas e conteúdo on-line, muitos deles gratuitos, que podem ajudar a desenvolver habilidades necessárias para atuar em tecnologia.
Algumas empresas e organizações oferecem plataformas gratuitas de capacitação como a Fundação Bradesco, o Movimento Brasil Digital e a própria Salesforce, com o Trailhead, que ajudam a contribuir para a transformação digital das áreas de vendas, atendimento ao cliente, marketing e comércio eletrônico. Estas organizações oferecem conteúdos que ajudam qualquer pessoa a se aprofundar em assuntos atuais como a gestão e análise de dados, gestão de CRM, programação e desenvolvimento de soluções.
De acordo com o estudo “Série Global Stakeholder – O Futuro do Trabalho, Agora”, realizado pela Salesforce, empresa que produz soluções de CRM, com mais de 2 mil brasileiros, 71% dos entrevistados no País estão mais interessados em aprendizado e treinamento on-line desde o início do isolamento social e 84% dos brasileiros gostariam de ter acesso gratuito a plataformas de capacitação.
“Entendemos que as empresas têm um papel fundamental a desempenhar na preparação de trabalhadores qualificados para ocupar as vagas disponíveis atualmente e aquelas que surgirão no futuro. Muitas já adotaram o treinamento on-line, principalmente negócios relacionados à tecnologia, que são as que mais sofrem com a escassez de profissionais capacitados. Ao preparar os cidadãos para o mercado de trabalho, essas plataformas gratuitas ajudam a tornar o país e sua indústria mais competitivos e qualificados”, contextualiza Fabio Costa.
Website: https://www.salesforce.com/br/?ir=1