SÃO PAULO – SP 10/3/2021 – “Se você tem um alto nível de inteligência emocional e é uma pessoa motivada que quer ter sucesso, pode ser capaz de se desenvolver melhorar mais a cada dia”Inteligência emocional, adaptabilidade, saber inovar e diversificar são competências comportamentais que fazem a diferença durante o processo de seleção
O mercado de trabalho foi surpreendido por um novo cenário de incertezas imposto pela pandemia do Covid-19, e muitas empresas estão em fase de ajustar processos e formas de fazer negócios. Nesse novo cenário, cada vez mais competências não técnicas, conhecidas como soft skills, se tornam exigências críticas durante as seleções de novos talentos.
Mas o que é preciso para conseguir uma posição à frente da cadeia alimentar? É mais do que apenas trabalho árduo e experiência. De acordo com uma pesquisa da empresa de recrutamento de executivos Korn Ferry, 87% dos executivos gostariam de se tornar CEO, mas apenas 15% possuem as características que os tornariam bem-sucedidos nessa posição.
Conforme José Paulo Pereira Silva, CEO do Grupo Ideal Trends, há uma variedade de atributos que os recrutadores citam como importantes em um candidato à vaga. “Se você tem um alto nível de inteligência emocional, adaptabilidade, souber diversificar e é uma pessoa motivada que quer ter sucesso, pode ser capaz de se desenvolver e melhorar mais a cada dia”, afirma.
Outra capacidade procurada pelos gestores é que o colaborador esteja alinhado com a cultura da empresa. “Uma boa cultura empresarial traz benefícios tanto para empregadores quanto para funcionários. Colaboradores com as habilidades alinhadas à cultura da empresa geram valor ao negócio, projetos bem-sucedidos, iniciativas de economia de dinheiro, grandes resultados e outros elementos que ajudam uma empresa a olhar para o futuro e planejar seus próximos movimentos de mercado” afirma José Paulo.
O CEO também diz que o caminho para obter um cargo de alto escalão não é demorado, e sim, meritocrático. “Poucos começaram suas carreiras dizendo que querem ser um CEO. Em vez disso, eles se concentram em desenvolver suas habilidades, aumentar sua experiência, buscar orientação e formar equipes de alto desempenho. Essa é certamente a mentalidade que os CEO’s procuram identificar em seus colaboradores”, diz.
Cases que inspiram
José Paulo Pereira Silva é Engenheiro de Produção, possui MBA em Marketing, Vendas e Negócios Digitais, é Mestre e Doutor em Administração de Empresas e Pós-Doutor em Relações Internacionais pela FCU/USA. Em 1995, ele deu início ao seu primeiro empreendimento e, nas últimas duas décadas, construiu o Ideal Trends, grupo multimilionário constituído por 25 empresas e projetos. Hoje, o CEO é um dos maiores empresários seriais da América Latina.
Empreendedor em série e mentor de negócios, José Paulo já formou mais de uma centena de líderes, deu oportunidade a dezenas de sócios e, por meio de seus direcionamentos, transforma, diariamente, pessoas simples e dedicadas em empresários de grandes resultados.
“Tenha compromisso com as metas e com a cultura da companhia. O comprometimento é a chave para o bom desempenho e para o futuro reconhecimento. Os colaboradores que tem visão estratégica de liderança e mente empresarial aguçada sempre se destacam e ascendem no grupo em que atuam”, finaliza.
Website: https://josepaulogit.com/