Comprar online está se tornando parte da rotina dos brasileiros. Mas o crescimento exponencial do e-commerce nos últimos anos trouxe consigo um aumento no número de tentativas de fraude, o que tem preocupado os consumidores.
De acordo com pesquisa realizada pela Clear Sale, no primeiro trimestre de 2022, houve aproximadamente 785 mil tentativas de fraude no varejo online, representando um aumento de 23,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Erivelton Cabral, CEO da Weethub, uma assessoria especializada em e-commerces e desenvolvimento de lojas virtuais, enfatiza que oferecer segurança aos consumidores é um requisito fundamental para construir um e-commerce de sucesso. Ele ressalta que transmitir confiança vai além de meros certificados de segurança.
“Quando o consumidor chega em uma loja virtual que acabou de conhecer, o primeiro ponto que ele vai observar é se aquele é um local seguro para comprar. Transmitir segurança para o usuário, vai muito além dos certificados. Cada detalhe mínimo pode influenciar, desde as fotos usadas nos produtos até a estrutura da loja virtual como um todo”, afirma.
Com o constante surgimento de novas lojas virtuais, também aumenta o número de criminosos que se aproveitam da inexperiência dos consumidores para aplicar golpes. Esse cenário é especialmente prejudicial para os novos e-commerces, uma vez que os consumidores tendem a optar por lojas já estabelecidas, sentindo-se inseguros em relação a um site recém-lançado.
Por este motivo, é fundamental que a loja virtual apresente uma boa estrutura para quebrar qualquer objeção. Erivelton aponta os principais elementos para tornar uma loja mais segura. São eles: certificados de segurança, canais de contato e endereços físicos bem expostos, página institucional com informações sobre a loja e imagens de produtos com boa qualidade.
Falta de segurança pode aumentar as taxas de carrinhos abandonados
A falta de segurança pode resultar em altas taxas de carrinhos abandonados, conforme revela uma pesquisa da Opinion Box com mais de 2.100 consumidores. O estudo aponta que 56% dos entrevistados consideram a segurança como um fator fundamental na escolha de uma loja virtual.
Apesar do aumento nas tentativas de fraude, os números representam apenas 2% do total de compras realizadas no comércio eletrônico. Isso sugere um nível maior de maturidade tanto por parte dos consumidores quanto das empresas em relação à segurança nas vendas online, uma vez que as compras digitais se tornaram um hábito consolidado no Brasil.