Com mais de 450 milhões de usuários, o Pinterest é uma plataforma visualmente orientada e popular entre os usuários em busca de inspiração para compras e tornou-se uma fonte de renda para empreendedores do digital. Com mais de 17 mil alunos em mais de 20 países e faturamento de mais de 7 milhões de reais com a plataforma, a especialista em marketing digital Duda Serenine, de 25 anos, explica como vender através da página pode ser uma estratégia eficaz para empresas que buscam aumentar suas vendas.
Em 2021, após um ano empreendendo, Duda enxergou uma oportunidade no Pinterest. Ela percebeu que a plataforma poderia ser uma ferramenta poderosa para o crescimento de negócios de qualquer segmento. Serenine recebeu recentemente o prêmio Gênios da Atualidade, veiculado na Revista Caras, como reconhecimento pelo seu trabalho como especialista em vendas no Pinterest.
A especialista desenvolveu um método próprio para ajudar empreendedores a usar a plataforma e aumentar suas vendas. “O Pinterest é um universo com várias possibilidades. É possível usar para fazer vendas, aumentar audiência e seguidores em outras redes sociais, e até mesmo para gerar tráfego qualificado para o site do empreendedor”, afirma.
Filha de pai caminhoneiro e mãe empregada doméstica, Duda conta que sempre teve o sonho de ser médica, mas que a pandemia de covid-19 a fez mudar de planos. E em 2020, ela viu um anúncio na internet e começou a empreender online. “Passei por altos e baixos na minha jornada empreendedora, mas nunca desisti do meu sonho de ter sucesso. Eu sempre salvava inspirações de looks e decorações no Pinterest e, assim, virou a chave sobre vender pelo Pinterest quando poucas pessoas faziam isso no Brasil”, afirma.
Mentoria
Duda Serenine tornou-se referência em estratégias de vendas pela plataforma que recentemente passou por atualizações e, agora, vai remunerar produtores de conteúdo como uma forma de incentivar vendas. “Para começar a vender no Pinterest, basicamente, é preciso criar um perfil comercial, otimizar esse perfil com imagens atraentes, descrição sobre a empresa e o que é oferecido”, aconselha a especialista.
A plataforma permite que o produtor de conteúdo crie Pins visualmente atraentes que destacam os produtos para o usuário ‘salvar’. “Por isso, é importante organizar os produtos em painéis temáticos. Por exemplo, se o empreendedor vende roupas, ele pode criar painéis para diferentes categorias ou estilos”, explica Duda.
O Pinterest é visual. Para a especialista, é imprescindível usar imagens de alta qualidade. “Escreva descrições detalhadas para os Pins, incluindo informações sobre o produto, preços e links diretos para compra são muito importantes também na hora de vender. Além disso, usar palavras-chave relevantes e botões para facilitar o processo de compra diretamente na plataforma é outra dica crucial”, conclui a profissional.
Duda Serenine usa a alcunha ‘Rainha dos Pinterest’ na internet, a qual registrou o direito autoral recentemente. Ela atua no Instagram com o @dudaaserenine com mais de 150 mil seguidores. No Pinterest, ela possui mais de 11 milhões de visualizações mensais.