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Varejistas estão otimistas para as vendas de fim de ano



Pela primeira vez, a realização da Copa do Mundo acontece no fim do ano e, junto com a semana de Black Friday e o Natal, promete movimentar o comércio brasileiro. Pelo menos esta é a expectativa das entidades ligadas ao varejo. Segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers, os shoppings devem arrecadar R$ 202 bilhões em vendas por todo o país, contabilizando um crescimento de 5% em relação ao ano passado.

A Abrasce também calcula que o número de vagas temporárias no varejo chegue a 112 mil, um aumento de 14% em comparação ao mesmo período de 2021. De acordo com projeções da CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), os jogos devem contribuir para movimentar R$ 20 bilhões na economia brasileira, ao passo que as promoções realizadas durante a Black Friday provoquem aumento das vendas em várias formas de pagamento, inclusive com o cartão de benefício consignado.

As compras via crédito podem ser uma alternativa para os consumidores que desejam estender o prazo de pagamento ou parcelar o valor da compra. O cartão de benefício consignado Credcesta, por exemplo, que também atende aos servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS, espera um volume maior de utilização do cartão, principalmente após o pagamento das parcelas do 13º salário.



Embora seja grande o otimismo dos varejistas em relação às vendas no fim do ano, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) alerta que a inflação e a alta taxa de juros ainda são desafios para garantir alta nas compras. Para Priscilla Levinsohn, diretora de marketing do Colinas Shopping, em São José dos Campos, o importante é buscar formas de oferecer preços diferenciados e ações corretas para atrair os consumidores.

“Neste período em que temos ótimas datas para o aumento das vendas e, claro, conhecemos a situação financeira de muitos brasileiros, não podemos deixar de acreditar na melhora do faturamento. Já estamos colocando em prática nossa campanha online para atrair clientes ao shopping, buscando manter as ofertas de acordo com o bolso de cada um”, afirma ela.

Segundo Priscilla, a estratégia do Colinas Shopping é apostar na publicidade focada em mídia física e online. “Convidamos a modelo Luiza Brunet para estrelar a campanha e crescer no mínimo 5% a mais do que no ano passado”, finaliza Priscilla, que é filha do fundador do shopping, Ronald Guimarães Levinsohn (1935-2020).

Um estudo divulgado recentemente pela Kantar IBOPE Media apontou que só no primeiro semestre deste ano foram investidos R$ 14,7 bilhões com publicidade no ambiente digital. Além disso, cerca de 75% dos usuários de internet no Brasil confirmaram ser favoráveis às propagandas online. O interesse de comerciantes e empresários pela publicidade usada para destacar seu negócio também se evidencia nas taxas de cliques (68%) e na conversão desses cliques em vendas (41%).

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