Home NOTÍCIAS Arma contra drones. Você precisa de uma?

Arma contra drones. Você precisa de uma?

O sucesso dos drones no mercado foi surpreendente. Os aparelhos voadores ganharam espaço pegando carona na tendência da mobilidade. Um app em um smartphone transforma qualquer um em piloto, algo que antes só seria possível com uma sala de comando. O preço tem caído constantemente e novas utilidades para os drones são descobertas a cada semana.

Mas esse sucesso todo também traz consequências. Os quadricópteros são excelentes para fazer imagens aéreas, estão sendo usados na agricultura e vigilância patrimonial. É ótimo que os drones possam entregar sua pizza em casa ou o livro que você comprou em um site qualquer. Mas e quando eles começam a incomodar? E se alguém tentar saber mais de sua vida colocando um aparelho desses voando sobre sua casa todo dia e toda noite?

A privacidade é só um dos problemas visualizados com os drones ganhando mercado. Em aeroportos eles já são uma ameaça aos aviões. Os aparelhos podem danificar fuselagem ou turbinas e causar acidentes graves. A segurança pública também está em alerta. Polícias de vários países começam a usar drones para caçar drones ou tentam táticas que anulem esses objetos voadores que podem estar sendo usados por criminosos e terroristas.

Acreditando que o mercado anti drone é algo que deve crescer também, a empresa DroneShield criou a DroneGum. A arma emite um pulso que anula os sinais que coordenam o aparelho voador. Como várias soluções desse tipo, ela não destrói o drone, mas faz ele pousar ou voltar ao local de partida. Com isso, é possível também descobrir quem o está controlando.



Fácil operação
A DroneGun é capaz de interferir nos sinais do drone a 2 Km de distância. Pesa 5 Kg e a fabricante diz que pode ser operada por pessoas com mínimos conhecimentos técnicos.

A solução parece ser boa no vídeo demo lançado pela DroneShield. Mas a arma ainda não foi aprovada pelos órgãos reguladores dos Estados Unidos. Portanto, não há previsão de preço e data de lançamento.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Previous articleFibra óptica deve ganhar forte impulso com IoT, casas e cidades inteligentes
Next articleWickbold migra TI para nuvem gerenciada da HPE