Home CORPORATE Black Friday e Copa: eventos pretendem movimentar economia

Black Friday e Copa: eventos pretendem movimentar economia



Pela primeira vez a Black Friday acontecerá junto à Copa do Mundo, que ocorre este ano no Qatar a partir do mês de novembro. O evento de descontos está marcado para o dia 25 do próximo mês, data que pretende movimentar a economia significativamente. Segundo a pesquisa “Consumo para o 2º semestre 2022”, da Behup, 50% das pessoas afirmaram que pretendem comprar algum produto durante a Black Friday. 

De acordo com o mesmo levantamento, que entrevistou cerca de 2 mil pessoas, 56% confirmaram que vão comprar algum item por conta do Mundial de futebol. A intenção de compra durante o evento esportivo apresenta que o setor que tem mais representação é o de Roupas e Acessórios (20%). Em consonância, esses produtos são os mesmos que apresentam maior disposição para consumo durante a própria Black Friday (34%). 

Para Guilherme Bastos, fundador e CEO da Ray Consulting, startup especializada em inteligência de dados, a soma dos eventos resulta em possibilidades para ambos os lados. “Será uma oportunidade única para empresas, lojas e e-commerces que souberem construir ações promocionais interessantes para os consumidores. Isso pode potencializar o faturamento desses lojistas e empresários”, comenta. 



Para os e-commerces, por exemplo, os dados coletados parecem animadores. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Reclame Aqui, quase 70% dos entrevistados pretendem comprar pela internet. O relatório ainda traz uma perspectiva de que o público estaria antenado no vaivém dos preços praticados pelas lojas, buscando encontrar descontos mais significativos em eletrodomésticos, eletroportáteis e eletrônicos. 

“É importante, para os empresários, considerar os acontecimentos do ano e também os dados coletados por pesquisas confiáveis. Essa análise prévia pode ser um diferencial para qualquer negócio”, afirma André Maranhão, fundador e CSO da Ray Consulting. 

Em comparação com a intenção de compra durante a Copa, esse mesmo segmento de produtos, os eletrônicos, está em segundo lugar na lista de preferência dos consumidores (15%). Os artigos esportivos, que compreendem camisetas de seleções, ficaram em sexto lugar no ranking (12%). 

“Vimos nas pesquisas que uma porcentagem considerável de pessoas pretende comprar itens em função da Copa, mas também querem adquirir produtos na Black Friday. Ou seja, o consumidor parece estar esperando pelas condições especiais que esses dois eventos podem proporcionar”, pontua Guilherme Bastos.

Além dos dados positivos em relação ao faturamento do setor para o segundo semestre do ano, a pesquisa da Behup também aponta que os brasileiros têm expectativas quando o assunto é dinheiro. Cerca de 47% das pessoas esperam que a vida financeira melhore durante esse período. 

“Empresários devem atentar-se a esse tipo de informação, o brasileiro pode estar disposto a gastar, mas é preciso que a compra valha a pena. As semanas que precedem esses eventos são decisivas para engajar o consumidor”, finaliza André Maranhão.

Black Friday e Copa: eventos pretendem movimentar economia



Previous articleParceria facilita emissão de créditos de reciclagem para as empresas
Next articlePreços de produtos do setor de metalurgia caem em agosto
Diretor de Conteúdo do Portal Vida Moderna