Home Cultura Cinco dicas essenciais para criar senhas fortes e seguras

Cinco dicas essenciais para criar senhas fortes e seguras

Para os usuários se protegerem dos cibercriminosos é imprescindível usar uma combinação de caracteres, gerar diferentes senhas para cada conta, alterá-la regularmente e usar autenticação de dois fatores

High angle shot of a laptop and other items sitting on a desk in the evening


O Dia Mundial da Senha é celebrado anualmente na primeira quinta-feira do mês de maio e é o momento perfeito para lembrar os usuários sobre a importância de ter uma senha segura para todas as suas contas online.

De acordo com a NordPass, empresa de gerenciamento de senhas, em seu ranking de 2021 as senhas mais usadas pelos brasileiros foram “123456” em primeiro lugar (1.003.925: número de vezes em que a senha foi usada), seguida pela “123456789” (326.815 vezes) e, em terceiro lugar, a “Brasil” (154.075 vezes). Isso mostra que muitas pessoas ainda desconhecem os riscos cada vez maiores quando criam senhas fracas ou óbvias.

Em 2022, a importância de ter uma senha forte explodiu em razão do número de aplicativos e serviços que uma pessoa utiliza a cada dia e que cresce ainda mais. Sem mencionar o fato de que muitas empresas estão permitindo que seus funcionários se conectem à rede corporativa em dispositivos pessoais para oferecer maior flexibilidade.



Como resultado, esses dispositivos atuam como um gateway, o que significa que cibercriminosos oportunistas podem tirar proveito de um dispositivo vulnerável para roubar dados confidenciais pessoais e profissionais armazenados na infraestrutura e rede corporativas.

“Todos os dias, os cibercriminosos tentam roubar as senhas de centenas de usuários, utilizando técnicas como e-mails de phishing para permitir que eles violem milhares de serviços e roubem credenciais. Embora os métodos continuem a mudar e as ameaças seguem evoluindo, ainda existem maneiras de manter os nossos dados protegidos. Ao aproveitar o Dia Mundial da Senha como uma oportunidade para ressaltar a importância e a atenção redobrada com as senhas, reforçamos nossas orientações em relação à segurança cibernética para que os usuários adotem hábitos de proteção que impeçam cada vez mais que os cibercriminosos tenham acesso às suas informações e aos seus dispositivos”, afirma Thiago Mourão, engenheiro de segurança e evangelista da Check Point Software Brasil.

Com isso definimos as cinco principais dicas que devem ser aplicadas ao criar senhas seguras e fortes. Acompanhe:

Usar uma combinação de caracteres
Ter uma senha composta por frases simples ou por datas significativas para a vida pessoal do usuário é uma prática muito comum. No entanto, esse hábito enfraquece seriamente uma senha, pois informações como aniversários podem ser facilmente descobertas por cibercriminosos. Para evitar isso, a orientação é usar sempre uma sequência aleatória composta por uma combinação de diferentes números, letras e símbolos para cada plataforma.

Uma senha diferente para tudo
Com tantos aplicativos e serviços agora exigindo detalhes de login, é tentador repetir a mesma senha para todos eles, mas isso é uma má ideia. Assim como não temos a mesma chave para abrir nossa casa, escritório ou carro, não devemos usar a mesma senha, pois isso só torna mais fácil para os hackers “abrirem” toda a nossa vida digital.

Se o usuário achar que é difícil lembrar de todas elas, é possível contar com a ajuda de um gerenciador de senhas para administrar e gerar diferentes códigos de acesso fortes.

Quanto mais longa, mais forte
É verdade que quanto mais longa for uma combinação, mais difícil será lembrar da senha. Mas, essa é uma das melhores maneiras de manter as informações seguras; portanto, a dica é usar pelo menos oito dígitos para aumentar os níveis de segurança.

Fazer alterações regulares
Alterar a senha regularmente pode parecer um desafio quase impossível. No entanto, isso pode ser facilitado usando o mesmo padrão básico e adicionando diferentes combinações a partir daí. Desta forma, será mais fácil de lembrar e de mudar a senha regularmente.

A autenticação de dois fatores é sua melhor amiga
Embora todas as medidas acima certamente melhorem a eficácia de uma senha, também é essencial implementar uma autenticação de dois fatores. Isso ocorre porque novas ameaças estão surgindo constantemente, portanto, garantir que o usuário esteja completamente protegido, ser informado sempre que um atacante ou pessoa não autorizada quiser acessar sua conta, só melhorará sua segurança.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Previous articlePor que as pequenas empresas se destacam cada vez mais nos serviços de telecom?
Next articleA maternidade real de mulheres que trabalham com influência digital
Colaborador Vida Moderna até Outubro de 2022