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Como se preparar para uma certificação ISO com rapidez e eficiência?



A obtenção de uma certificação ISO, além de possibilitar que a empresa amplie seu mercado, propicia um diferencial competitivo perante os concorrentes atestando internacionalmente que a empresa é segura no manejo das informações.

Para iniciar o processo de certificação da forma correta, é fundamental ter em mente a capacitação interna e conscientização, que deve ser iniciada pela alta direção, e passar por todos os colaboradores da empresa. O envolvimento da alta direção é primordial para que os colaboradores entendam as mudanças e executem os controles na prática dentro da sua rotina no trabalho.

A implementação da ISO pode ser realizada utilizando os quatro passos do ciclo PDCA (Planejar, Executar, Verificar e Agir), podendo ou não ser gerenciado por outras metodologias. Ela deve seguir as seguintes etapas:



  1. Diagnóstico e Planejamento: é preciso iniciar o processo conhecendo a empresa por meio do diagnóstico. Após esse diagnóstico é realizado a definição do escopo, definindo o direcionamento estratégico e estabelecendo os processos e a sequência das operações.
  2. Implementação: durante essa etapa as atividades, papéis e responsabilidades devem ser definidos para execução dos novos requisitos exigidos pela norma, a partir do planejamento e da definição de estratégias que foram realizadas nas etapas anteriores.
  3. Auditoria Interna: após a etapa de implementação, será necessário realizar a auditoria interna. Esse procedimento verificará possíveis erros nos processos, identificando falhas e determinando quais mudanças são necessárias para correção.
  4. Auditoria de Certificação: para a obtenção do certificado, após todas as etapas anteriores, a organização deve passar por uma auditoria externa de certificação. Esse processo é realizado por empresa certificada.

Após a certificação vale ressaltar que existem as chamadas “visitas de supervisão”, que ocorrem anualmente e visam a garantir a continuidade da conformidade do sistema de gestão e a melhoria contínua.

A certificação ISO possui validade de 3 anos. Após esse período a empresa passará por uma nova auditoria de certificação (recertificação) para verificar a evolução do Sistema de Gestão e quais foram as melhorias realizadas nesse período.

Segundo Kelli Ribeiro, gerente de GRC da Safeway Consultoria, “é fundamental buscar a implementação da ISO ao compreender que a preservação da segurança dos dados corporativos precisa ser uma prioridade para todos, além de ser um grande diferencial competitivo dentro do segmento que está inserida”.

Como se preparar para uma certificação ISO com rapidez e eficiência?



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