Home CORPORATE ARTIGO ENTENDA OS CUIDADOS ESPECIAIS COM OS PETS DURANTE O FRIO

ENTENDA OS CUIDADOS ESPECIAIS COM OS PETS DURANTE O FRIO

Evite circular nas ruas em horários mais frios, contudo continue estimulando a prática de atividades físicas do seu amigo de 4 patas.

por Dra. Monique Rodrigues*

O inverno de 2023 tem início em 21 de junho, às 11h58. Com a chegada da estação mais fria do ano, é importante prestar atenção a algumas mudanças na rotina do seu animal de estimação para garantir sua saúde e bem-estar, pois durante esse período há um aumento na incidência de doenças respiratórias. Assim como acontece com os seres humanos, enfermidades como gripe, pneumonia e outras patologias também podem afetar os pets. Por isso, é fundamental conhecer medidas para evitar tais doenças e protegê-los adequadamente.

A principal forma de prevenir que seu animalzinho adoeça é através da vacinação. Manter a carteira de vacinação do seu pet atualizada é de suma importância para que eles possam enfrentar os períodos de baixas temperaturas com maior segurança. As vacinas desempenham um papel crucial na prevenção de doenças, estimulando o sistema de defesa do animal, também conhecido como sistema imunológico.

Além da vacinação, existem outros cuidados que também merecem atenção especial para garantir a qualidade de vida do seu pet durante o inverno. É importante oferecer uma alimentação balanceada, com os nutrientes necessários. Em caso de dúvidas, é recomendado buscar uma orientação personalizada, pois alguns alimentos são mais nutritivos do que outros durante essa época fria, quando os animais podem precisar acumular um pouco mais de gordura. Investir em cobertores e roupas adequadas também é uma boa opção para mantê-los aquecidos.



Evite circular nas ruas em horários mais frios, contudo continue estimulando a prática de atividades físicas do seu amigo de 4 patas. Limpe-os com frequência, capriche na secagem pós-banho e evite a aglomeração de pets. Embora a vacina da gripe canina não seja obrigatória, é altamente recomendada para pets que têm contato frequente com outros animais, pois oferece uma proteção significativa. Garantir que seu pet receba essa imunização é um importante fator de prevenção.

Caso seu pet comece a apresentar sintomas gripais como: secreção nos olhos, espirros, tosse, coriza (secreção no nariz), febre, mudança de comportamento (mais quieto), perda de apetite e/ou dificuldade respiratória, não faça uso de medicamentos, principalmente de humanos, sem orientação profissional. Nesses casos, é essencial procurar um veterinário especializado o mais rápido possível para evitar a progressão desses sintomas. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para garantir a recuperação do seu pet e prevenir complicações.

*Médica veterinária especializada em animais de pequeno porte e CEO da Clinicão – rede de clínicas pet



Previous articleVídeo de pescador com centenas de carrapatos viraliza
Next articleTecnologia alemã permite apartamentos com conforto térmico