Home Tech Digital Ericsson Mobility Report: a adoção da tecnologia 5G é ainda mais rápida...

Ericsson Mobility Report: a adoção da tecnologia 5G é ainda mais rápida do que esperada



A rápida adoção e entusiasmo pelo 5G levou a Ericsson a incluir mais 400 milhões de assinaturas de banda larga móvel em todo o mundo até o final de 2024. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A edição de junho de 2019 do Ericsson Mobility Report prevê 1,9 bilhão de assinaturas 5G – acima de 1,5 bilhões previstos na edição de novembro de 2018 – um aumento de quase 27%.

Outras previsões também aumentaram visivelmente como resultado da rápida adoção do 5G. Prevê-se que a cobertura mais poderosa atinja 45% da população mundial até o final de 2024. Isso pode aumentar para 65%, já que a tecnologia de compartilhamento de espectro permite implementações 5G em bandas de frequência LTE.



Provedores de serviços de comunicação em vários mercados estão migrando para o 5G após o lançamento de smartphones compatíveis com a tecnologia. Prestadores de serviços em alguns mercados também estão estabelecendo metas mais ambiciosas para cobertura de até 90% da população no primeiro ano.

O forte compromisso dos fornecedores de chipsets e dispositivos também é fundamental para a aceleração da adoção da tecnologia. Smartphones para todas as principais bandas de espectro estão programados para chegar ao mercado ao longo deste ano.

À medida que os dispositivos 5G se tornam cada vez mais disponíveis e mais redes 5G são ativadas, mais de 10 milhões de assinaturas estão previstas para ser criadas em todo o mundo até o final de 2019.

Espera-se que a adoção de assinaturas seja mais rápida na América do Norte, com previsão de 63% das assinaturas móveis de 5G em 2024. A região do Nordeste da Ásia segue em segundo lugar (47%) e Europa em terceiro (40%).

Segundo Fredrik Jejdling, Vice-presidente Executivo e Chefe de Redes da Ericsson, “o 5G está definitivamente decolando e em ritmo acelerado. Isso reflete o entusiasmo dos provedores de serviços e dos consumidores pela tecnologia. O 5G terá um impacto positivo nas vidas e negócios das pessoas, alcançando ganhos além da IoT e da Quarta Revolução Industrial. No entanto, todos os benefícios do 5G só podem ser obtidos com o estabelecimento de um ecossistema sólido, com a participação dos parceiros de tecnologia, regulamentação, segurança e indústria”.

O tráfego total de dados móveis continuou a subir globalmente no primeiro trimestre de 2019, registrando um aumento de 82% em relação ao ano anterior. Prevê-se que chegue a 131 EB por mês até o final de 2024, sendo que 35% são projetados para redes 5G. Há 1 bilhão de conexões móveis de IoT em todo o mundo, um número que deve aumentar para 4,1 bilhões até o final de 2024, com 45% representados por utilitários como sensores, equipamentos médicos / wearables, medição inteligente e equipamentos de transporte com sensores de rastreamento.

Para ler o relatório completo da Ericsson Mobility Report, acesse aqui.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Veja também
O impacto da Internet das Coisas, do 5G e dos Vídeos sob demanda nas redes da América Latina
Concurso busca soluções inovadoras em mobilidade nas cidades brasileiras
Nokia e MediaTek juntas para desenvolver o 5G