… uma nova forma de comunicação entre os terroristas devido à dificuldade de ser rastreado. “É mais difícil de controlar esse console do que o WhatsApp”, disse.
De acordo com as informações divulgadas por noticiários europeus, os terroristas trocaram mensagens por meio da PlayStation Network (PSN) e comunicaram-se dentro de jogos específicos usando chats e voz. A prática não chega a ser nova. Em 2013, documentos vazados por Edward Snowden revelaram que as agências de investigação americanas NSA e CIA utilizaram-se desse artifício nos games para infiltrar agentes em grupos suspeitos de terrorismo.
Dificuldade e linguagens
Essas duas agências e algumas outras do governo americano chegaram a solicitar entrada facilitada nas redes de games para realizarem investigações, mas órgãos de liberdade civil e comerciais negaram isso. Com a negativa, NSA, CIA, FBI e outras criaram seus próprios sistemas e táticas para entrar e investigar suspeitos.
Mas é muito complicado coletar provas em um ambiente de jogos do jeito que esses produtos evoluíram. Um terrorista pode escrever mensagens em spray na parede virtual de um desses jogos de guerra e, depois de lida, o local é passível de ser destruído a balas. Tudo virtualmente. Vários anúncios podem ser feitos em outros games não-violentos e serem enviados como mensagem direta. Há realmente dezenas de formas de comunicar-se nos games, isso sem contar linguagens não-verbais ou escritas.
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