Home Qualidade de Vida Mobilidade Mercado de smart watches afunda 52% no trimestre

Mercado de smart watches afunda 52% no trimestre

O mercado de smart watches (relógios inteligentes) perdeu vigor no último trimestre de forma assustadora. Os fabricantes venderam cerca de 2,7 milhões de unidades. No mesmo período do ano passado, os números mostravam 5,6 milhões de unidades. A redução foi de 51,6% no comparativo ano a ano, de acordo com o instituto de pesquisa especializado em tecnologia IDC.

A Apple é ainda a marca líder nesse segmento, embora tenha perdido fatias de mercado para outros fabricantes. O crescente portfólio da Garmin, concentrando-se no perfil fitness, tem feito essa empresa avançar nas líderes. A diferença entre ambas mostra como esse mercado está instável. Em 2015 a Apple possuía 70% do mercado, em uma liderança incontestável. A Garmin tinha apenas 2%. No terceiro trimestre de 2016, os números mudaram para 41% e 20% respectivamente.smartwatch_idc2016q3

Samsung, com o S3, e Motorola, com o Moto 360, tiveram alterações mínimas no mercado. No entanto, ambas as empresas não mostram consistência para fazer diferença em favor do crescimento do segmento de relógios inteligentes.

Definições a adiamentos
Vários fatores podem ter contribuído para o declínio, conforme o IDC aponta. A decisão do Google de segurar o lançamento do Android 2.0 é, provavelmente, a força de maior influência nesse mercado. Fornecedores que têm produtos baseados nesse sistema se viram forçados a improvisar lançamentos sem tantas novidades.

Outro adiamento significativo foi da Apple, que só anunciou a segunda versão de seu smart watch no final do trimestre. Os modelos Série 2 foram muito bem recebidos, mas tiveram pouco tempo para afetar as vendas no período.



Nos próximos trimestres, o segmento de smart watches precisa também estabelecer alguns parâmetros. A questão principal é se o produto precisa ser robusto, cheio de aps e sensores para monitorar a saúde como se fosse um assistente médico (uma promessa antiga do produto, mas que depende de aprovação de órgãos de fiscalização do setor de Saúde)ou se manter-se como um acessório elegante e fitness é suficiente. Ou mesmo se há dois produtos diferentes nesse segmento e que, em breve, seguirão caminhos distintos, com evoluções próprias.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Previous articleSAP abre inscrições para programa global de trainee
Next articleGoogle compra startup de reconhecimento de movimento dos olhos