A diminuição do mercado de tablets e e-readers soma 13 trimestres seguidos. O quarto trimestre de 2017 registrou queda de 7,9% em relação ao ano anterior. Foram 49,6 milhões de unidades enviadas em todo o mundo, em comparação com 53,8 milhões de unidades no mesmo trimestre do ano anterior. Os números são do novo levantamento da consultoria IDC para o segmento.
O único dado com relativo otimismo é que as quedas de 2017 não foram de dois dígitos, como foram em 2016, um ano absolutamente desastroso. Os dispositivos destacáveis também tiveram um trimestre bom, no final do ano e indicam boas perspectivas para os próximos períodos.
O estudo da IDC inclui tablets com teclados. A Apple manteve o seu melhor lugar no trimestre, mas a Amazon conseguiu, pela primeira vez, superar a Samsung no segundo lugar. Os cinco principais fornecedores representaram 69,6% do mercado, ante 61,3% no ano passado:
Os números de embarques da Apple foram basicamente iguais, algo que pode ser positivo em um declínio geral do mercado de tablets. A participação de mercado da empresa acabou crescendo mais um pouco por conta disso (cerca de 2,3 pontos percentuais)A empresa conseguiu manter sua liderança graças ao seu iPad reformulado com preços mais baixos.
A Amazon embarcou 2,5 milhões de tablets, ganhando 6,0 pontos percentuais de forma consistente. O trimestre das festas de final de ano é tipicamente o mais forte da empresa, mas este ano foi um destaque, já que a empresa conseguiu suplantar a Samsung. A IDC explica que isso foi possível graças a índices de descontos, bem como ao fato de o Alexa estar disponível nos últimos tablets da Amazon.
A Samsung enviou aos parceiros de varejo 1 milhão de unidades a menos do que no trimestre relativo de um ano atrás e acabou perdendo 0,8 pontos percentuais.
Além da Amazon, outra que subiu no ranking foi a Huawei, que ultrapassou a Lenovo, para o quarto lugar.
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