* Por Enio Klein
A computação em nuvem e a mobilidade, novidades que a tecnologia trouxe para o mundo dos negócios neste início de século parecem estar se tornando os principais alicerces da chamada transformação digital. Este conceito, ainda polêmico e sem consenso entre executivos e empreendedores, envolve transformações que vão além da automatização de processos.
Muito além do seu irmão mais velho, o e-commerce, e muito mais que as estratégias de marketing digital, a transformação digital permite a criação de novos modelos de negócios que trazem produtos cada vez mais “tecnológicos” que prometem transformar de forma definitiva as relações entre as empresas, seus funcionários e seus clientes.
Da mesma forma que a máquina a vapor, no século XIX, viabilizou e motivou a revolução industrial, a transformação digital certamente trará impactos importantíssimos em todos os ramos de negócios. Mas poucas áreas terão mudanças tão expressivas quanto aquelas relacionadas aos serviços de uma forma geral, principalmente os profissionais.
Novos modelos de negócio revolucionam os setores onde atuam. O Uber mudou o segmento de mobilidade pessoal ponto a ponto, antes, privilégio dos táxis urbanos, com serviços melhores e mais baratos. O Airbnb, chacoalhando um setor que há muito parecia estabilizado e…[LEIA MAIS]