… e a insegurança presente na maior parte dos mercados da região, os fabricantes de contact center precisam se reinventar para sobreviver. Eles devem também oferecer soluções inovadoras que ajudem seus clientes a aumentar a produtividade.
A inovação é particularmente relevante neste momento, no qual empresas estão mudando o seu foco para a nuvem. Apesar de que o mercado latino americano tem sido lento na adoção de modelos de contact center baseados na nuvem devido ao volume existente de infraestrutura legada e à preocupações quanto a segurança, a eventual migração é inevitável.
“Primeiramente, empresas vão migrar para sistemas de contact center baseados na nuvem devido ao menor custo total de propriedade quando comparado às soluções on-premises,” afirmou Munhoz. “Em um segundo momento, a mudança de um modelo capex para um modelo opex simplificará o gerenciamento dos custos para as empresas.”
Desvalorização cambial
Além da transição para a nuvem, a desvalorização das moedas da América Latina contra o dólar Americano está reduzindo investimentos nos sistemas de contact center, dado que a maior parte dos contratos é feita em dólar. A Colômbia, México e Brasil serão particularmente afetados já que é esperada uma desvalorização de suas moedas de 24 por cento, 14 por cento e 40 por cento, respectivamente.
Apesar destes desafios, o mercado de sistemas de contact center na América Latina encontrará oportunidades para crescimento através da maior conscientização sobre seus clientes e inovações.
O estudo mostra que as receitas de mercado encolheram de US$ 266 milhões em 2014 para US$ 248,5 milhões em 2015. Entretanto, é esperada uma recuperação para 2020, quando esse montante deverá alcançar US$ 339,9 milhões.
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