A briga dos fabricantes de processadores promete ficar acirrada com o advento da cloud como padrão. A Qualcomm acaba de anunciar o lançamento do Centriq 2400 series, um chip de 10 nanômetros. São 48 núcleos ARMv8 e seu alvo é o mercado de servidores, onde a Intel, é dominante.
O futuro desse segmento deve se concentrar principalmente em data centers que oferecem serviços de cloud computing nos próximos anos e a Qualcomm sai na frente ao oferecer o novo chip. O Centriq 2400 usa a tecnologia FinFET que permite uma montagem dos transistores de forma tridimensional, deixando-o com mais desempenho e eficiência energética.
O chip de 10 nanômetros é a nova arma das empresas para ganhar mercado. A Intel tem planos de um produto desse tipo, mas adiou o anúncio para a segunda metade de 2017, com possibilidade de avançar até 2018. Com isso, a Qualcomm ganha fôlego para ganhar participação sem se preocupar com concorrência imediata. O Centriq 2400 deve estar pronto para comercialização até o meio do ano que vem para os clientes.
O lançamento de hoje confirma a intenção da empresa de ser líder em um mundo novo da tecnologia. Há algumas semanas a Qualcomm já havia anunciado um chip de 10 nanômetros para o mercado mobile, o Snapdragon 835.
Questão de espaço
A briga por economizar nanômetros pode parecer desproporcional aos olhos do consumidor comum, ma,s para as fabricantes, é essencial. Com esse pequeno espaço economizado, as companhias que montam os equipamentos (OEMs) podem ampliar alguma característica do projeto que seria ocupado pelo chip. Aumentar o tamanho da bateria ou deixar o design mais fino são algumas das vantagens que isso proporciona com um chip de 10 nanômetros.
Para os data centers, o chip menor e mais eficiente resulta em economia de energia para fazer tudo funcionar, além da refrigeração. Esses são os maiores custos dos centros de dados e um desafio com a demanda crescente por serviços e computação na nuvem.
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br
–