Home TV VOIT TI trava áreas de negócios, atesta pesquisa da IDC

TI trava áreas de negócios, atesta pesquisa da IDC

O universo abordado inclui 304 tomadores de decisão das corporações e
558 CIOs, sendo que 54% dos C-level tiveram esse posicionamento

A revista CIO americana encomendou uma pesquisa para a IDC sobre o papel da TI nas empresas e o resultado foi surpreendente: para 54% dos entrevistados a área de TI vem atrapalhando o andamento dos negócios e 33 % dos próprios CIOs têm a mesma opinião.

Outro dado importante levantado na pesquisa é a queda da percepção do CIO como estrategista nas corporações: apenas 27% são vistos como tal, uma queda de 34% em relação ao ano anterior. Por seu lado, 36% dos CIOs admitem que estão travando “disputas territoriais” com os C-suite – ou C-level, os cargos mais elevados nas corporações -, embates que podem surgir em tempos de grandes mudanças.

Outra questão importante levantada na pesquisa é sobre o papel do CIO, ou seja, 59% dos líderes empresariais disseram esperar que ele se torne o “cloud wrangler” ou, numa tradução livre, “o cara da nuvem”, além de ser o maestro para reger a orquestra dos vários prestadores de serviços de TI. Já os CIOs estão claramente divididos nessa questão: 49% concordam com esse posicionamento e 51% discordam.



No Brasil e na AL
Para Pietro Delai, gerente de Pesquisa e Consultoria Enterprise da IDC Brasil, no Brasil e na América Latina a situação é semelhante. “Fizemos uma pesquisa na região e o resultado foi semelhante. Não podemos fornecer números já que se trata de um estudo fechado, mas a área de TI das corporações vem sendo pressionada de forma crescente. As PMEs – pequenas e médias empresas – não sofrem essa pressão, pois em muitos casos o CIO é o próprio dono”, afirma.

Veja agora o vídeo* acima em que eu e o jornalista Gilberto Pavoni Jr. discutimos esse assunto e também comentamos um relatório da Capgemini e EMC intitulado Big & Fast Data: The Rise of Insight-Driven Business.

*Programa semanal chamado “Mercado” no site Vida Moderna



Previous articleCartilha da Fiesp orienta contra fraudes e ciberataques
Next articleReino Unido tem 50% da publicidade na web, comprova eMarketer
Diretor de Conteúdo do Portal Vida Moderna