Por Felipe Avelar *

O cenário atual de pandemia, com a necessidade de isolamento social e fechamento de grande parte do comércio, gera grande preocupação entre as pequenas e médias empresas. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Felipe Avelar

Como enfrentar um cenário tão desafiador? Em momentos de crise, a primeira coisa a fazer é manter a calma e adotar medidas para minimizar o impacto. Para ajudá-lo a enfrentar esse cenário, reuni 10 ações que podem ser úteis. Confira:



1) Faça diferente – Toda crise também traz oportunidades. Pense em qual necessidade é possível suprir de forma alternativa. Questione: “meu negócio só existe se eu tiver uma loja física aberta? Tenho como aderir ao e-commerce ou fazer entregas na minha região?” Há restaurantes em São Paulo, por exemplo, que fecharam seus salões e estão faturando com o serviço de delivery…

2) Abrace a Internet – Dentro desse espírito, se você é professor, terapeuta, etc., pense em formas de oferecer o seu trabalho via internet. Um professor de inglês ou um personal trainner, por exemplo, podem muito bem manter seus alunos dando aulas virtuais. E quem vende produtos pode começar a vender pelas redes sociais e até por WhatsApp.

3) Adie contas – Fique atento às contas que podem ser adiadas para equilibrar seu caixa. O Comitê Gestor do Simples Nacional, por exemplo, prorrogou o prazo para pagamento dos tributos federais do Simples. Em relação aos bancos, micro e pequenas empresas e pessoas físicas que possuem empréstimos e estejam com as prestações em dia podem solicitar a prorrogação da parcela por até 60 dias, com a mesma taxa de juros e sem a cobrança de multa. E também é possível adiar prestações do financiamento imobiliário.

4) Renegocie suas dívidas e busque financiamento – Entre em contato com fornecedores, parceiros, prestadores de serviços diretos e indiretos e renegocie suas dívidas. E se prepare para fazer o mesmo com alguns clientes… Quanto aos gastos mais urgentes, como o pagamento de funcionários, busque crédito com melhores taxas. O governo, por exemplo, acaba de liberar uma linha de crédito de R$ 40 bilhões para financiar a folha de pagamento de pequenas e médias empresas, com juros de 3,75% ao ano.

5) Coloque o controle de gastos e receitas em dia – Muitos pequenos empresários levam seus negócios de uma forma um tanto quanto improvisada, sem exercer um controle detalhado dos custos e receitas. É hora de aproveitar o tempo disponível para mapear todas as suas despesas e cortar todos os custos desnecessários. E aproveite para rever os processos. Descubra onde se perde mais tempo normalmente e o que pode ser feito para aumentar a produtividade.

6) Entenda as dores de seus parceiros – Contate parceiros e clientes e tente se aproximar deles, entendendo suas dificuldades. Ao entender suas dores, você pode vislumbrar novas oportunidades de negócios, além de colocar o networking em dia.

7) Ouça seu time – Aproveite o momento para fazer contato com os seus colaboradores para entender o melhor jeito de operar. Afinal, eles estão na linha de frente do seu negócio e conhecem aspectos da operação que você provavelmente desconhece. E podem ter novas ideais para revigorar a empresa.

8) Não baixe a guarda! – Se seu negócio continua funcionando, lembre-se de aumentar a higienização de superfícies de contato frequentes, como maçanetas, mesas e corrimãos, além de manter os ambientes arejados, com portas e janelas abertos, evitando aglomerações. Isso é importante para garantir sua saúde e de seus colaboradores e clientes.

9) Prefira o comércio local – Na hora das compras prefira o comércio local e de pequenas empresas, que são mais vulneráveis nesse momento. Grandes companhias têm maior capacidade para lidar com dificuldades econômicas. Se as empresas de sua região pensarem dessa forma, promoverão o fortalecimento do comércio local.

10) Já pense no cenário pós crise – Pode parecer algo distante, mas quando essa tempestade passar, será hora de recuperar mercado e quem for mais criativo levará vantagem. Crie novas estratégias para atender adequadamente o seu público quando o pior passar.

 

* Felipe Avelar é CEO da Finplace

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

 

Veja também
Atenção com esses 5 cuidados para um verão mais saudável
Concurso global premia projetos de moda sustentável
Sou Rio Sustentável promove retirada de pichações das pedras do Arpoador



Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.