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Veja 10 dicas para as pequenas e médias empresas enfrentarem o momento de crise



Por Felipe Avelar *

O cenário atual de pandemia, com a necessidade de isolamento social e fechamento de grande parte do comércio, gera grande preocupação entre as pequenas e médias empresas. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Veja 10 dicas para as pequenas e médias empresas enfrentarem o momento de crise
Felipe Avelar

Como enfrentar um cenário tão desafiador? Em momentos de crise, a primeira coisa a fazer é manter a calma e adotar medidas para minimizar o impacto. Para ajudá-lo a enfrentar esse cenário, reuni 10 ações que podem ser úteis. Confira:

1) Faça diferente – Toda crise também traz oportunidades. Pense em qual necessidade é possível suprir de forma alternativa. Questione: “meu negócio só existe se eu tiver uma loja física aberta? Tenho como aderir ao e-commerce ou fazer entregas na minha região?” Há restaurantes em São Paulo, por exemplo, que fecharam seus salões e estão faturando com o serviço de delivery…



2) Abrace a Internet – Dentro desse espírito, se você é professor, terapeuta, etc., pense em formas de oferecer o seu trabalho via internet. Um professor de inglês ou um personal trainner, por exemplo, podem muito bem manter seus alunos dando aulas virtuais. E quem vende produtos pode começar a vender pelas redes sociais e até por WhatsApp.

3) Adie contas – Fique atento às contas que podem ser adiadas para equilibrar seu caixa. O Comitê Gestor do Simples Nacional, por exemplo, prorrogou o prazo para pagamento dos tributos federais do Simples. Em relação aos bancos, micro e pequenas empresas e pessoas físicas que possuem empréstimos e estejam com as prestações em dia podem solicitar a prorrogação da parcela por até 60 dias, com a mesma taxa de juros e sem a cobrança de multa. E também é possível adiar prestações do financiamento imobiliário.

4) Renegocie suas dívidas e busque financiamento – Entre em contato com fornecedores, parceiros, prestadores de serviços diretos e indiretos e renegocie suas dívidas. E se prepare para fazer o mesmo com alguns clientes… Quanto aos gastos mais urgentes, como o pagamento de funcionários, busque crédito com melhores taxas. O governo, por exemplo, acaba de liberar uma linha de crédito de R$ 40 bilhões para financiar a folha de pagamento de pequenas e médias empresas, com juros de 3,75% ao ano.

5) Coloque o controle de gastos e receitas em dia – Muitos pequenos empresários levam seus negócios de uma forma um tanto quanto improvisada, sem exercer um controle detalhado dos custos e receitas. É hora de aproveitar o tempo disponível para mapear todas as suas despesas e cortar todos os custos desnecessários. E aproveite para rever os processos. Descubra onde se perde mais tempo normalmente e o que pode ser feito para aumentar a produtividade.

6) Entenda as dores de seus parceiros – Contate parceiros e clientes e tente se aproximar deles, entendendo suas dificuldades. Ao entender suas dores, você pode vislumbrar novas oportunidades de negócios, além de colocar o networking em dia.

7) Ouça seu time – Aproveite o momento para fazer contato com os seus colaboradores para entender o melhor jeito de operar. Afinal, eles estão na linha de frente do seu negócio e conhecem aspectos da operação que você provavelmente desconhece. E podem ter novas ideais para revigorar a empresa.

8) Não baixe a guarda! – Se seu negócio continua funcionando, lembre-se de aumentar a higienização de superfícies de contato frequentes, como maçanetas, mesas e corrimãos, além de manter os ambientes arejados, com portas e janelas abertos, evitando aglomerações. Isso é importante para garantir sua saúde e de seus colaboradores e clientes.

9) Prefira o comércio local – Na hora das compras prefira o comércio local e de pequenas empresas, que são mais vulneráveis nesse momento. Grandes companhias têm maior capacidade para lidar com dificuldades econômicas. Se as empresas de sua região pensarem dessa forma, promoverão o fortalecimento do comércio local.

10) Já pense no cenário pós crise – Pode parecer algo distante, mas quando essa tempestade passar, será hora de recuperar mercado e quem for mais criativo levará vantagem. Crie novas estratégias para atender adequadamente o seu público quando o pior passar.

 

* Felipe Avelar é CEO da Finplace

 

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