Home CORPORATE Transformação Digital Yahoo é hackeado novamente e 1 bilhão (!!) de usuários são prejudicados

Yahoo é hackeado novamente e 1 bilhão (!!) de usuários são prejudicados

A empresa de internet Yahoo tem se mostrado um verdadeiro queijo suíço em termos de segurança digital. O ano foi marcado por vários vazamentos de dados de usuários e, ao apagar das luzes de 2016, um novo ataque foi confirmado. A companhia divulgou ontem, 14 de dezembro, que um ataque realizado em 2014 pode ter afetado cerca de 1 bilhão de contas.

A divulgação só ocorreu agora por que o Yahoo está em processo de ser adquirido pela companhia de telecomunicações Verizon, que pagou US$ 4,9 bilhões pelos ativos de internet da ex- empresa símbolo da web e das pontocom. Uma das cláusulas da aquisição impõe uma auditoria rígida sobre segurança e abertura de informações sobre ataque sofridos.

Por conta dessa negociação, recentemente o Yahoo também divulgou outro vazamento enorme, o qual teria afetado 500 mil usuários. Esse hack já havia sido considerado grave porque nomes e senhas foram expostas em fóruns da deep web (a parte escondida e sem regras da internet, que é cheia de negócios ilícitos e criminosos).

O novo hack que afetou 1 bilhão está sendo considerado mais grave ainda. Além de nomes e senhas, informações sensíveis como as perguntas e respostas que lembram o usuário de seus logins foram vazadas. Com esses dados em mãos, criminosos podem usar esses lembretes para descobrir a senha de outros sites usados por uma pessoa.

Segurança fraca
O vazamento do Yahoo pode afetar a segurança de internautas por um longo tempo. Muitos internautas mostram pouca preocupação com privacidade e acabam repetindo senhas em diversos sites. É plausível considerar que boa parte dessa massa de 1 bilhão de contas vazadas do Yahoo contenham informações de acesso a outros serviços. O caso mais simples disso é a repetição de senha em outros serviços. Algo que pode se tornar extremamente grave se isso é feito, por exemplo, em internet banking ou sistemas de pagamento pela internet.



Devido a tantos problemas com segurança, o negócio com a Verizon corre o risco de ser cancelado, embora a compradora tenha relativizado a falta de transparência do Yahoo e a importância desses últimos vazamentos para a aquisição.

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