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Abracorp divulga pesquisa sobre volume de vendas no primeiro trimestre de 2021

Quedas dos números são muito significativas

A Abracorp – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas – divulgou sua pesquisa referente ao 1º trimestre de 2021, que contempla o total das vendas e transações realizadas pelas associadas Abracorp. Os indicadores analisados incluem bilhetes e volume de vendas.

A pesquisa apresenta informações acerca do segmento aéreo nacional e internacional; diárias e volume de vendas do segmento hotelaria nacional e internacional; diárias e volume de vendas da locação nacional e internacional; quantidade e volume de vendas de transfer nacional; outros serviços e meios de pagamento.

Na comparação com o mesmo período de 2020, as vendas totais realizadas pelas TMCs associadas, no 1º trimestre de 2021, registaram recuo de 68,2%. Ou seja: de R$ 2.068.886.410 para R$ 657.890.076. Queda reflete os efeitos da pandemia Covid-19, especialmente a partir das 2ª onda, iniciada em janeiro.

A redução das vendas do aéreo nacional alcançou 66,8% (de R$ 820.598.986 para R$ 272.65.472). No internacional, chegou a 90,% (de R$ 499.204.877 para R$ 47.698.453).

A hotelaria nacional caiu 41,2% (de R$ 448.285.169 para R$ 263.416.360). Já a internacional recuou 87,2% (de R$ 92.190.406 para R$ 11.828.085).



Visto de forma isolada, o segmento de locação nacional foi o que registrou o melhor resultado comparativo: retração de meros 2% (de R$ 33.540.957 para R$ 32.882.948). Mas o internacional despencou 79,4% (de R$ 4.017.642 para R$ 828.788).

A tarifa média no aéreo nacional oscilou de R$ 695 (2020) para R$ 631 (2021). Duas marcas hoteleiras apresentaram crescimento nas vendas, na comparação do 1º trimestre de 2020 e 2021: Nobile cresceu 4% (de R$ 6.626.984 para R$ 6.888.888); e Windsor saltou 196,5% (de R$ 8.303.369 para R$ 24.622.526).

Enquanto as concorrentes tiveram vendas reduzidas, as da Movida cresceram 36,1% (de R$ 5.401.896 para R$ 7.353.613). O segmento de locação nacional, como um todo, sofreu redução de 2%, no comparativo.

Como ocorre no segmento de locação, expectativa é que avanço da vacinação no país contribua para a retomada gradativa das viagens.

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