Home CORPORATE Mercado Aconteceu o esperado, market share da BlackBerry é 0%

Aconteceu o esperado, market share da BlackBerry é 0%



Aconteceu o esperado, market share da BlackBerry é 0%

Os números de vendas de smartphones não param de crescer. No quarto trimestre de 2016, mais de 432 milhões deles foram vendidos, de acordo com relatório do Gartner.

Por incrível que pareça 207.900 eram BlackBerry, isso equivale a uma fatia no mercado global de telefonia de menos de 1%. Para quem gosta de de números precisos, é 0,0481%.



Enquanto isso no topo de vendas estão os celulares Android, com 352,7 milhões de unidades vendidas ou 81,7% do mercado. Em segundo lugar vem a Apple, que vendeu 77 milhões de unidades no trimestre, com 17,9% do total global.

Mas os fãs da BlackBerry podem falar que a marca também vende aparelhos com Android, como o DTEK60 e o Priv, sim nos sabemos disso, mas esses modelos entram no bolo dos 352 milhões de unidades de Androids vendidos. Porém os preços são elevados, o modelo Priv é encontrado no Brasil por R$4.999,00 (?!?)

Só lembrando que os dados do Gartner mostram o sistema operacional que o aparelho roda e no caso o ecossistema BlackBerry chegou ao zero de market share mundial.

Só lembrando a pré historia dos smartphones: a BlackBerry foi o aparelho de desejo dos profissionais. Mas não acompanhou o que outros fabricantes fizeram, a empresa ignorou o lançamento de iPhones e a chegada dos Android e o BlackBerry foi perdendo rapidamente seu brilho e status de objeto de desejo.

Lembrando que em setembro de 2016, a empresa anunciou que deixaria de fabricar seus aparelhos e procurar um parceiro para futuros lançamentos. Fato que não aconteceu, pois a empresa não lançou sequer um aparelho que rodasse a última versão do seu sistema operacional, o BB10. Mesmo assim a BlackBerry insiste em que o sistema operacional não está morto.

Em entrevista para o Financial Post em janeiro, Alex Thurber, vice-presidente sênior de vendas globais disse: “O BB10 tem um forte segmento nas empresas e governos e consumidores em determinados mercados” e completou “Eu quero ter certeza de que nossos clientes e usuários não se preocupem, porque continuamos a apoiar e investir o BB10”.