Com a grande exposição de campeonatos nos últimos anos, a pesquisa Game Brasil 2017 buscou entender como os jogadores encaram essa modalidade cada vez mais profissional, o “E-Sport”. A maioria dos gamers nunca participou de um campeonato (61%), porém 37% participaram entre amigos e 2% já participaram de um grande evento, com organização oficial e premiação.
Do total dos entrevistados, 36,4% já assistiram a algum tipo de campeonato de jogos profissionais (comparado aos 26% da pesquisa anterior), sendo 72,1% através da internet, 44,8% pela TV e 18,9% no local do evento. O fato marcante aqui é o de 63,6% dos gamers brasileiros ainda não assistiram campeonatos profissionais.
A audiência de campeonatos profissionais é composta majoritariamente por jovens de 16 a 24 anos (43%), homens (46%). A maioria dos espectadores de E-Sports se consideram como “hardcore gamers” (68%) ou “algo entre casual e hardcore” (50%).
Hardcore vs. Casual
Aqueles que se definem como “hardcore gamers” são em maioria homens (68%) entre 16 e 24 anos (41%), adoram jogar jogos eletrônicos e de tabuleiro, têm como plataforma preferida o videogame (45%), já assistiram a campeonatos profissionais (68%) e são totalmente a favor de ver seus filhos jogando games (68%).
Enquanto isso, os “casual gamers” são em maioria mulheres (58%), entre 25 e 34 anos (38%), vão ao cinema e saem com os amigos, têm como plataforma preferida o mobile (43%), nunca assistiram a campeonatos profissionais (72%) e até gostam que seus filhos joguem, mas possuem algumas ressalvas quanto a isso (72%).
No segmento mobile, quase metade dos “hardcore gamers” (49%) baixam jogos de suas categorias favoritas (Estratégia, Esportes e Tiro) toda semana. Os “casual gamers”, por sua vez, parecem não mostrar tanto afinco na recorrência dos downloads: apenas 27% baixam jogos em seu smartphone toda semana. Suas categorias favoritas também são distintas: Ação e Aventura, Família e Estratégia.
Já quando falamos de videogames, os “hardcore gamers” são aqueles que preferem o Playstation 4 (54%), compram seus jogos no varejo digital (43%), costumam jogar online (91%) e jogam mais de seis horas por semana (34%). Enquanto isso, os “casual gamers” são as pessoas que preferem o Xbox 360 (35%), compram seus jogos no varejo tradicional (54%), não costumam jogar online (52%) e, em uma semana comum, jogam entre uma e três horas (42%).
O levantamento foi realizado pela agência de tecnologia Sioux, pela empresa de pesquisa especializada em consumo Blend New Research, e pelo núcleo de Estudos e Negócios em Marketing Digital da ESPM. Foram entrevistados 2.947 pessoas em 26 Estados e no Distrito Federal, entre os dias 1 e 16 de fevereiro.