…diálogo mais amplo sobre a maneira que a nossa sociedade considera o impacto dessas mudanças, à medida que navegamos as complexas questões relacionadas com as tecnologias em constante transformação”, completa Espinel.
O relatório identifica seis grandes tendências que estão moldando a sociedade:
1. As pessoas e a Internet – como as tecnologias que podem ser vestidas e implantadas poderão mudar a forma como as pessoas se conectam e interagem com o mundo à sua volta.
2. Computação, Comunicações e Armazenamento em Toda Parte – por que o rápido declínio do tamanho e do custo da tecnologia conduzirão à computação e à conectividade onipresentes.
3. A Internet de Todas as Coisas (IoT) – como os sensores menores, mais baratos e mais inteligentes se tornarão comuns em casas, roupas e acessórios, cidades, redes de energia, processos de fabricação e muito mais.
4. Inteligência Artificial (AI) e Big Data – por que os avanços da capacidade de aprender e evoluir do software influenciam os processos de tomada de decisão e as economias.
5. A Economia Compartilhadora e a Confiança Distribuída – como as tecnologias revolucionárias, como os blockchains, permitem novas eficiências e modelos de negócios.
6. A Digitalização da Matéria – por que a impressão 3D revolucionará praticamente todos os setores, da manufatura até a saúde humana.
Consenso nas previsões
O relatório foi elaborado a partir de entrevistas de líderes setoriais a respeito de 21 pontos de inflexão específicos – momentos em que as mudanças tecnológicas específicas atingem a sociedade em geral – que deverão ser proporcionadas por software até 2025. As previsões que tiveram maior consenso foram:
· 10% das pessoas vestirão wearables, roupas conectadas à Internet (91,2% dos entrevistados concordam);
· 90% das pessoas terão armazenamento ilimitado e gratuito sustentado por publicidade (91% dos entrevistados concordam);
· 1 trilhão de sensores conectados à Internet (89,2% dos entrevistados concordam);
· O primeiro farmacêutico robótico dos EUA (86,5% dos entrevistados concordam);
· 10% dos óculos de leitura conectados à Internet (85,5% dos entrevistados concordam)
O relatório também traz oportunidades e desafios que essas mudanças acarretarão em todas as facetas da sociedade, que vão desde empregos a governos e até a segurança.
“O software tem o potencial de mudar drasticamente as nossas vidas e essas mudanças não virão livres de desafios”, disse Espinel. “A navegação da transição para o nosso futuro cada vez mais digital começa com uma consciência das mudanças futuras e uma compreensão de suas implicações. Este relatório é o primeiro passo para a compreensão das mudanças que estão por vir”, completa.
O relatório completo (em Inglês) está disponível para ser baixado em PDF nesse link.
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br
–