…compositor Bob Dylan. No vídeo, o artista interage com o computador Watson, baseado em conceitos de inteligência artificial com linguagem natural.
Entendendo Bob Dylan
No comercial, aparece a voz humanizada do computador que se tornou conhecida pela participação em programas de perguntas e respostas na TV americana. É o computador falando que consegue coletar e tratar milhões de informações e dados, até as letras de Dylan. Logo após, a máquina destaca “Percebo que suas letras falam que o tempo passa e o amor desaparece”. O cantor então responde “Isso me parece correto”. Outro comercial da empresa é com o campeão do Jeopardy, Ken Jennings.
O Watson vem sendo trabalhado desde 2007, quando foi projetado. Em 2011 ele venceu um grupo de humanos especializados no jogo televisivo de perguntas e respostas Jeopardy, causando sensação por responder perguntas feitas em linguagem comum e não em programação de computador. Nos últimos anos, vem sendo utilizado em diversos setores, que mandam questões pela nuvem e recebem os dados sem terem de comprar uma supermáquina.
As novidades da IBM foram apresentadas pelo vice-presidente de Marketing e Comunicações, Jon Iwata, em evento da Direct Marketing Association. O executivo destacou, em sua apresentação, que ainda mais setores podem ter benefícios com a união de inteligência artificial, cloud e analytics. Diversas APIs serão lançadas em 2015 e até o marketing e a propaganda podem usar o Cognitive Business. “Watson agora está crescendo o foco, trazendo o significado que há por trás de conteúdos visuais”, disse Iwata. “Muito do conteúdo hoje é visual.”
Acesse os outros sites da VideoPress
Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br
Radar Nacional – www.radarnacional.com.br
–