Home Analytics 7 vantagens do uso de análise de dados em tempo real por...

7 vantagens do uso de análise de dados em tempo real por uma empresa



Com a popularização dos smartphones e a queda nos custos de armazenamento em meios digitais, a quantidade de dados gerados em todo o mundo vem aumentando cada vez mais, bem como a velocidade de sua geração. Isso também se aplica a todas as informações que envolvem uma empresa. A quantidade de e-mails, mensagens, textos, imagens, áudios e transações produzidos pela operação e por clientes é muito grande e se encontra de maneira desordenada.

Mas já imaginou coletar esses dados e organizá-los de forma a trazer informações úteis em tempo real para os negócios? Com uma plataforma de análise de dados, é possível entender o perfil dos clientes e tendências de mercado, identificar oportunidades de receitas e perceber desvios na operação, seja qual for o segmento. “Se pensarmos que a dinâmica do mercado, tem como característica mais marcante a velocidade e a competição acirrada, ter acesso a estas informações em tempo real torna-se uma vantagem considerável. Dessa forma, a companhia pode mensurar instantaneamente os resultados gerais ou de uma ação específica e, a partir daí, desenvolver estratégias”, explica Maximiliano Rodrigues, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Intelie, empresa brasileira especializada em análise de dados.

Além disso, o custo desse tipo de tecnologia está diminuindo e já é acessível a empresas de todos os portes. Muitas dessas soluções também já possuem uma interface personalizada e de fácil operação.



A partir deste cenário, o diretor da Intelie, selecionou sete vantagens do uso da análise de dados em tempo real.

1. Identificar as novas demandas dos clientes e capturá-las com velocidade. Um evento externo pode causar uma enorme demanda em uma pequena janela de tempo, como um aumento brusco no número de visitas de uma determinada categoria de produto em um site de e-commerce.

2. Entender como o cliente age e o que deseja com base em múltiplos canais (omnichannel). Entender quais atividades estão sendo executadas nos múltiplos canais disponíveis com o…[MAIS]